Mais

Como as plainas multilâminas melhoram a produtividade da lavoura

Principal benefício das plainas multilâminas é a eliminação dos desníveis, o que permite, durante o plantio direto, uma maior eficiência com as plantadeiras

Mário Bittencourt Mário Bittencourt
Compartilhar isto
benefício das plainas niveladoras multilâmias robust agrimec agrobill

O aumento da produtividade, com redução de custos e do impacto ambiental, deve ser uma meta de todo produtor rural, e para que isso ocorra é preciso passar por várias etapas.

Dentre elas, está o preparo do solo, uma das atividades mais importantes para que haja uma boa germinação e o desenvolvimento uniforme da lavoura, principalmente de grãos.

Muitas vezes, além de adubar o solo é preciso também que seja feito um trabalho para que ele fique plano, sobretudo para que seja possível a realização do plantio direto.

Assim, é essencial usar uma plaina niveladora multilâminas, para correção dos desníveis do solo. Mas é preciso atenção para o tipo de plaina a ser usada. Leia mais neste artigo sobre o benefício das plainas niveladoras multilâminas.

Planejamento para o preparo do solo

O preparo do solo reúne um conjunto de atividades muito importantes que influenciam diretamente no resultado da produção agrícola, independentemente do tipo de lavoura.

Seja em área com sistema de irrigação ou de sequeiro, é preciso sempre se atentar à época certa para a realização do plantio, o que pode ser feito por meio do Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático).

O aplicativo do Zarc, que pode ser baixado de forma gratuita em seu celular, traz informações sobre a textura do solo da sua área de produção, regime pluviométrico e melhor época para semeadura.

Com base nessas informações, você pode planejar melhor a época que realizará o preparo do solo.

É importante lembrar que ao menos uma vez no ano você deve fazer a análise de solo, de preferência com base em técnicas de agricultura de precisão.

Assim você poderá fazer uma adubação eficiente, de acordo com as reais necessidades do solo. Ainda nesta fase, é preciso que você avalie também se seu solo está bem nivelado.

Isso porque um solo com desníveis pode acarretar em locais com maior acúmulo de água, mais sujeitos a erosão e lixiviação, com perda de nutrientes e aumento dos custos.

Na produção de grãos, sobretudo na realização do plantio direto, ter um solo bem nivelado é necessário para que haja uma boa germinação e posterior desenvolvimento uniforme da lavoura.

Por isso, a utilização de uma plaina niveladora multilâminas se faz necessária, já que ela proporciona diversos benefícios para a realização do plantio direto.

Benefício do uso das plainas niveladoras multilâminas

O uso da plaina niveladora multilâminas tem por finalidade aplainar o terreno de forma direta, sem que haja um preparo prévio, e com isso a área de produção fica pronta para o dessecamento e a realização do plantio direto.

A grande vantagem deste maquinário é que ele elimina os desníveis – ou microrrelevos – causados por implementos, torrões, taipas, cupins, etc.

Ela também melhora o desempenho de outras máquinas, como tratores, plantadeiras e colheitadeiras.

Em culturas de sequeiro, a exemplo de soja e feijão, a plaina niveladora multilâminas pode influenciar numa boa colheita, a partir da plataforma da máquina colhedora junto ao solo.

Além disso, este maquinário possui as seguintes vantagens:

  • realiza dois serviços ao mesmo tempo: preparo superficial do solo e aplainamento;
  • reduz a perda de grãos na colheita, pois o corte da colhedora é rente ao solo;
  • tem baixo custo de manutenção, pois quase não tem peças móveis;
  • possui um modelo adequado para cada potência de trator;
  • possibilita manobras mais fáceis, já que o sistema garante giro livre com ângulo inferior a 90º, sem necessidade de manobras no canto da lavoura.

Outras características deste implemento agrícola (modelos Robust e NSA) são:

  • tem estrutura monobloco superdimensionada;
  • possui conjunto de três lâminas dianteiras em formato de V e outra posterior esquerda que faz o preparo do solo primário, enquanto a lâmina traseira dá o acabamento;
  • o eixo dianteiro bem articulado permite manobras mais agudas, além disso tem ainda 5 pontos de regulagem para ajustar a máquina a qualquer tipo de solo;

Na Agrobill, você encontra os modelos Robust. Confira os detalhes!

plaina niveladora multilâmica robust agrimec da agrobill

Modelos Robust rendem até 4 sacas por hectare de soja

Os modelos Robust das plainas niveladoras multilâminas disponíveis na Agrobill vêm com sistema de bicos patenteados e são indicados também para o primeiro trabalho na abertura de novas áreas (modelos 500 e 540 mais adequadas para aberturas de cerrado).

Elas executam um duplo serviço com o uso de apenas uma operação, além de evitar repetições.

Melhoram o desempenho de outras máquinas (tratores, plantadeiras, pulverizadores e colheitadeiras) e reduzem as perdas na colheita.

Têm baixo custo de manutenção pela quase inexistência de peças móveis e tem um modelo para cada potência de trator.

Na Agrobill você encontra os modelos:

Como financiar uma plaina niveladora multilâminas

Uma das principais formas de financiar um implemento agrícola, como uma plaina niveladora multilâminas, é por meio do Moderfrota.

Esta linha de crédito que faz parte do Plano Safra e é uma das mais buscadas pelos produtores rurais é voltada para o financiamento para aquisição de maquinários diversos.

Possui taxas de juros de 8,5% ao ano e não tem limite de financiamento.

Os itens novos têm prazo máximo de 7 anos para pagamento, com carência de 14 meses; enquanto os usados possuem prazo de 4 anos e carência por igual período.

Uma vantagem do Moderfrota é que ele tem garantia de livre negociação entre a instituição financeira credenciada e a beneficiária do financiamento.

Podem solicitar o Moderfrota produtores rurais (pessoas físicas ou jurídicas), além de cooperativas agrícolas.

Conclusão

O uso da plaina niveladora multilâminas é de grande importância para o preparo do solo de uma área de produção, tendo em vista que ela traz diversos benefícios, sobretudo no plantio direto.

O uso deste implemento agrícola colabora ainda para uma melhor operação de outros maquinários, o que pode proporcionar melhor rendimento e produtividade.

Mas é importante salientar que existem diversos modelos de plainas niveladoras multilâminas. Consulte um especialista da Agrobill e veja qual é a mais ideal para a sua fazenda.

Mário Bittencourt Mário Bittencourt
Jornalista, especializado no setor do agronegócio e pós-graduado em Agricultura de Precisão.
Publicado em .

Produtos recomendados

Leia também

Assine nossa Newsletter

Receba artigos, dicas e conteúdos de qualidade gratuitos sobre agronegócio e produtividade!

Siga a Agrobill nas redes sociais

 Instagram 

Deixe uma resposta