Mais

Como o computador de bordo agrícola aumenta a eficiência no campo

Considerado a “caixa preta” dos tratores, o computador de bordo agrícola é essencial para a agricultura de precisão e a performance dos operadores

Mário Bittencourt Mário Bittencourt
Compartilhar isto
Trator John Deere 84 com piloto automático agrícola

Quando se fala em aplicação das técnicas e ferramentas de agricultura de precisão no agronegócio, o computador de bordo é um dos principais equipamentos necessários.

Por meio do computador de bordo ocorre a comunicação com o centro de controle de operações e a transmissão do status de cada equipamento da frota para um sistema.

São gerados relatórios que indicam as operações de cada máquina, incluindo tempo de parada e motivos, além de alertas para em caso de algum defeito.

Mas saber trabalhar com um computador de bordo exige treinamento e conhecimento. Veja neste artigo o que é este equipamento e como ele funciona.

O que é o computador de bordo agrícola?

O computador de bordo é um equipamento que recebe, processa e armazena dados, transformando-os em informações organizadas e úteis para o operador.

Existem várias marcas e modelos no mercado do agronegócio, com funcionalidades diversas, mas de forma geral ele é composto por hardwares e softwares.

Hardwares são as partes do equipamento que podemos tocar, e softwares são os programas que operam no sistema do computador de bordo agrícola.

Veja como é como é composto o equipamento:

  • Unidade central de processamento – CPU
  • Tela ou visor
  • Teclas de acesso às funções e à programação
  • Cabos e conectores
  • Portas de acesso (serial, USB, leitor de cartões)
  • Acessórios
  • Monitor de frente e verso
  • itens complementares que variam de marca e modelo

No computador de bordo, os programas utilizados permitem a solução de problemas ou tarefas, conforme as instruções e comandos dados pelo operador do maquinário.

Uma tarefa importante é a geração de mapas de produtividade, que ocorre a partir da pesagem com os sensores de colheita e da localização via GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite).

A coleta dos dados ocorre durante todo o tempo em que o trator realiza as operações. Em agricultura de precisão, esses dados vêm sempre acompanhados de informação sobre o posicionamento geográfico.

No computador de bordo, os dados são transferidos quando ocorre a inserção dos mesmos ou quando são coletados por meio de um pen drive. Há locais próprios para isso, além de comandos para ativação e desativação dos dados.

Cuidados na utilização do computador de bordo

Durante a operação do trator, é preciso que sejam feitos os seguintes procedimentos:

  • certificar se a fixação do equipamento na máquina está adequada;
  • verificar a polaridade da fonte de energia no momento da instalação;
  • observar se o cabo da fonte de alimentação do computador de bordo está fixado de forma correta;
  • conferir o encaixe de cabos e conexões;
  • assegurar que a voltagem seja compatível com o equipamento;
  • aguardar os procedimentos de fechamento do programa antes de desligar o computador de bordo para evitar a perda de dados;
  • fazer a limpeza externa do computador de bordo com pano seco e limpo;
  • evitar a exposição excessiva ao calor, já que isso pode danificar o equipamento;
  • evitar ligar ou desligar o monitor várias vezes ao dia;
  • utilizar protetor de telas para aumentar a durabilidade da mesma;
  • colocar a embalagem original ou recipiente adequado quando transportar o equipamento;
  • evitar quedas, exposição a poeira e vibrações internas;
  • usar sempre pen drive ou cartão de memória já formatado.

Além disso, é importante que você também saiba alguns comandos em inglês para melhor operar o sistema do computador de bordo.

Veja algumas:

Input: entrada
Output: saída
On: ligar
Off: desligar
Enter: entrar
Exit
: saída
Save
: salvar
Del
: apagar
Status: situação
Start: iniciar
Play
: ligar
Reset
: reiniciar
Menu
: lista de opções
CAN
: mensagem
Auto: automático
Warning: cuidado
Touch screen: tela de toque
Clear: apagar
Null: anular
Stop: parar
Zoom: lupa
Ok: confirmar
Danger: perigo
Editor: edição de arquivo
SD Card: Cartão de memória
Demo: demonstração

Benefícios do computador de bordo na agricultura

Os computadores de bordo agrícolas mais modernos possuem diversas funcionalidades que contribuem para maior eficiência na produção agrícola e aprimoramento das técnicas de agricultura de precisão.

O monitoramento da frota é uma delas: com esta ferramenta, é possível obter informações sobre o status da máquina, emissão de alertas e personalização de alarmes, além de relatórios gerenciais que possibilitam uma tomada de decisão mais rápida.

Com a obtenção de dados é possível realizar um melhor gerenciamento da fazenda, com planejamento da safra, criação de zonas de manejo, mapas de produtividade, e previsão do tempo.

Diversas pesquisas apontam os benefícios do uso do computador de bordo.

O pesquisadores Arthur Lasc Regattieri, Carlos Roberto Regattieri e Diego Onofre Vidal mostraram, por exemplo, que o computador de bordo agrícola e outras ferramentas de agricultura de precisão auxiliaram na redução de 6% no custo por hectare com a pulverização agrícola.

Ainda segundo os pesquisadores, “o ganhos advindos do monitoramento da frota possibilitaram a redução de custos e confiabilidade de informações, de modo a ensejar o investimento da empresa na análise e qualificação das aplicações de pulverização, obtendo futuramente maior controle do produto aplicado na área pulverizada”.

Outros estudos apontam para o uso dos dados do computador de bordo em conjunto com aplicativos, para melhor obtenção e compartilhamento das informações.

Mateus Conceição, em sua pesquisa, mostrou que é possível resgatar remotamente e apresentar os dados internos do computador de bordo, o que favorece a resolução de problemas em menor tempo.

Na cultura da cana-de-açúcar, a utilização de maquinários com computador de bordo tem proporcionado uma melhor obtenção de dados para gerenciamento das operações.

Na colheita mecanizada da cana, segundo a pesquisa, a colhedora ficou em torno de 60% do tempo realizando operação de colheita, com paradas de manutenção e adversidades climáticas.

Conclusão

O uso do computador de bordo agrícola, conforme você viu neste artigo, proporciona diversos benefícios para a aplicação das técnicas de agricultura de precisão.

Assim, é importante que cada vez mais se faça uso dessa ferramenta para um melhor gerenciamento da propriedade rural e redução de custos.

Fale com um especialista da Agrobill e implante já o computador de bordo em sua frota.

 

Mário Bittencourt Mário Bittencourt
Jornalista, especializado no setor do agronegócio e pós-graduado em Agricultura de Precisão.
Publicado em .

Produtos recomendados

Leia também

Assine nossa Newsletter

Receba artigos, dicas e conteúdos de qualidade gratuitos sobre agronegócio e produtividade!

Siga a Agrobill nas redes sociais

 Instagram 

Deixe uma resposta