Mais

Saiba a importância da barra de luzes para a eficiência agrícola

Por meio da barra de luzes é possível obter mais uniformidade e precisão na distribuição de corretivos e fertilizantes no solo, o que gera economia de insumos

Mário Bittencourt Mário Bittencourt
Compartilhar isto
Barra de luzes melhora eficiência a aplicação de fertilizantes

O cenário econômico e geopolítico mundial, bem como as mudanças climáticas, têm trazido diversas consequências e desafios para o agronegócio do Brasil.

Um dos principais problemas é a incerteza relativa ao fornecimento de fertilizantes, devido à guerra na Ucrânia, o que força os produtores a buscarem alternativas.

Dentre as saídas, está o investimento em tecnologias de agricultura de precisão para maior eficiência, por exemplo, na aplicação de corretivos e fertilizantes em taxa variada.

E uma das principais ferramentas para isto é a barra de luzes. Saiba tudo sobre este equipamento neste artigo e os benefícios que ele oferece. Confira!

O que é a barra de luzes?

A barra de luzes é um equipamento que serve para orientar o maquinário agrícola em faixas contínuas e paralelas, de modo a evitar que haja sobreposição nas passadas consecutivas.

Se o operador não consegue se orientar de forma correta no talhão, é certo que a distribuição correta de corretivos, fertilizantes e outros insumos ficará comprometida.

Por conta disso, diversas alternativas para superar este problema já foram testadas, sem que nenhuma delas tenha superado em qualidade e eficiência a barra de luzes.

Ao longo dos anos, diversos estudos têm mostrado a eficiência desse equipamento, em comparação com outros mais antigos, como a marcação com espuma.

Além de contribuir para a eficiência na distribuição de corretivos e fertilizantes, a barra de luzes favorece ainda a aplicação de defensivos agrícolas e o combate às plantas daninhas.

As pesquisas científicas apontam que a barra de luzes contribui para a utilização racional dos insumos, evita o desperdício e, por consequência, reduz o impacto no meio ambiente.

Ela é, assim, uma ferramenta muito importante para a agricultura de precisão, já que trabalha com base em mapas de variabilidade espacial, os quais indicam a quantidade exata que cada parte do talhão precisa receber de insumo.

Com a barra de luzes, é possível o operador acompanhar o alinhamento do trator e realizar os ajustes necessários caso o maquinário saia da rota programada, que pode ser uma linha reta ou curva.

Existem vários tipos de barras de luzes, a exemplo de aparelhos com luzes de LED ou monitores com funções agregadas (controle de válvulas de depósito de insumos e mecanismos dosadores) e orientação geográfica por meio do GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite).

Como funciona a barra de luzes?

A maioria das barras de luzes possui uma tela com conjunto de lâmpadas de LEDs vermelhos e verdes, mas também podem ser em formato retangular com diodos emissores de luzes.

Se o trator em deslocamento está dentro do alinhamento programado, o conjunto de LEDs verdes se mantém aceso; caso contrário, eles ficam vermelhos.

É como o sinal normal de trânsito, com permissão para ir ou parar o veículo.

Barra de luzes em operação em trator

Barra de luzes em operação em trator (Reprodução: Machinefinder)

A diferença é que quando o trator se afasta do alinhamento programado e a luz vermelha acende, ao invés de parar o trator, o operador reorienta a máquina em direção ao traçado correto, quando a luz verde volta a ficar acesa.

Orientados por satélites, por meio do GNSS, que permite uma acurácia bem maior que o GPS, os sistemas de barra de luzes mais modernos podem gerar erros de apenas 30 cm entre as passadas e ser até menor.

Tais equipamentos vêm também com um receptor GNSS com tecnologia DGPS (Sistema de Posição Global Diferencial) ou RTK (real-time kinematic), que faz a correção do posicionamento por meio de uma base fixa junto ao piloto automático.

Importante observar que as barras de luzes podem ou não ser utilizadas com piloto automático.

Mas quais são os tipos de barra de luzes? Veja a seguir!

Tipos de barra de luzes

Apesar de no mercado haver diversos tipos de barra de luzes, as mais utilizadas são as que seguem abaixo.

Barra de luzes com LEDs

São equipamentos com GNSS em formato retangular onde há uma linha de diodos emissores de luzes de LED.

Elas são fixadas na visão de campo do operador: para-brisa, suporte da capota ou painel.

Os LEDs são importantes porque proporcionam boa visibilidade da informação, consomem pouca energia, têm mais durabilidade e não aquecem como outros tipos de luzes.

A orientação ao operador é dada pelas cores das luzes (verde e vermelha) ou números e setas que representam o afastamento do trator do alinhamento programado.

Se houver a necessidade, o operador do trator pode ajustar manualmente a rota.

Além disso, esse tipo de barra de luzes possui uma vantagem importante: pode ser utilizada em qualquer outro equipamento e é de fácil montagem e desmontagem.

Barra de luzes com LED associadas a monitor

As barras de luzes associadas a monitor possuem a grande vantagem de fornecer ao operador uma maior quantidade de informações.

Esses equipamentos possuem modelos nos quais as barras de luzes são substituídas por uma imagem do trator e do equipamento de aplicação, com uma linha de orientação no meio da tela indicando ao operador o alinhamento seguido.

A barra de luzes com LED associadas a monitor pode ser utilizada de forma isolada ou em associação com o piloto automático.

Os dados da operação são gravados no sistema e depois podem ser recuperados pelo operador, por meio da entrada USB, onde é possível inserir um pen-drive.

Há modelos de barra de luzes que vêm com cartão de memória também para esta finalidade. As telas variam de 4 a 10 polegadas, com teclados de fácil utilização.

Barra de luzes da MAX10 à venda na Agrobill

Na Agrobill, uma boa opção de barra de luzes é a MAX10 da Farmpro, que possui frete para todo o Brasil. O equipamento tem precisão de 40cm entre as passadas, tela de 10 polegadas, à prova de água e resistente a quedas.

Com interface em 3D, a barra de luzes MAX10 possui corte de seção virtual, calcula perímetro e regula a velocidade, a taxa de aplicação variável, com controle de vazão, orientado pelo mapa de prescrição.

Consulte um técnico da Agrobill e verifique as possibilidades para você adquirir esse importante equipamento de agricultura de precisão para a sua fazenda.

Conclusão

A barra de luzes é um equipamento de grande utilidade em diversos serviços relativos à aplicação de insumos agrícolas, como corretivos, fertilizantes e agrotóxicos.

O fato de atuar com base na variabilidade espacial da área de produção faz com que haja eficiência nas aplicações, com redução do impacto ambiental e redução de custos.

Neste sentido, é mais que necessária a utilização da barra de luzes na produção agrícola, para melhor gerenciamento da propriedade rural e maiores ganhos de produtividade.

Mário Bittencourt Mário Bittencourt
Jornalista, especializado no setor do agronegócio e pós-graduado em Agricultura de Precisão.
Publicado em .

Produtos recomendados

Leia também

Assine nossa Newsletter

Receba artigos, dicas e conteúdos de qualidade gratuitos sobre agronegócio e produtividade!

Siga a Agrobill nas redes sociais

 Instagram 

Deixe uma resposta