Lastragem de tratores agrícolas: saiba o que é e como fazer
Influenciada por diversos fatores, a lastragem de tratores agrícolas é um procedimento essencial para melhorar a eficiência do maquinário em campo

Dentre os ajustes para o melhor desempenho operacional no trator agrícola, a lastragem é um dos mais importantes de serem feitos, pois gera economia e aumenta a eficiência.
Contudo, mesmo sendo relativamente conhecida, a lastragem ainda é pouco realizada por boa parte dos produtores rurais, talvez por desconhecimento sobre seus benefícios.
As pesquisas apontam que a lastragem, quando realizada de forma correta, melhora de forma significativa a tração do trator agrícola e a redução do consumo de combustível.
Em tempos da busca por redução de gastos, devido a alta dos custos de produção, realizar a lastragem é uma boa opção para economizar. Veja neste artigo como fazê-la. Boa leitura!
Índice
O que é a lastragem de tratores agrícolas?
A lastragem é um tipo de calibragem do trator agrícola que deve ser realizada em função do peso do trator, da configuração do rodado, do implemento e do solo.
Com a lastragem, busca-se a massa ideal para as rodas motrizes do trator agrícola terem maior aderência ao solo. Assim, o lastro é a razão entre peso e potência do trator.
Se somente as rodas motrizes fornecem tração, é necessário distribuir o lastro adequadamente entre os eixos dianteiro e traseiro.
A massa entre os dois eixos do trator é afetada pelo tipo de tração (em duas ou quatro rodas) e pela forma como o implemento é acoplado (puxado, semi montado ou montado).
O objetivo da lastragem é aumentar a capacidade de tração e a estabilidade do trator e do implemento agrícola, o que colabora também para reduzir os riscos de tombamento.
O lastro adequado proporciona maior vida útil do pneu, bem como o melhor rendimento destes. Aumenta a tração, reduz a patinagem e o consumo de combustível.
Neste sentido, a lastragem, quando realizada de forma correta, melhora o rendimento operacional do maquinário agrícola como um todo, tornando as operações mais eficientes.
Do contrário, quando há excesso de lastro (ou desequilíbrio na razão entre o peso e a potência do trator), há redução do desempenho, maior consumo de combustível e desgaste das peças, acarretando em quebras constantes, atrasos nos serviços e aumento de gastos.
Tipos de lastragem de tratores agrícolas
Existem dois tipos de lastragem de tratores agrícolas: a líquida e a sólida.
As pesquisas acadêmicas orientam como fazer os dois tipos de lastragem e lembram que devem ser observadas também as recomendações do fabricante.
Como fazer a lastragem líquida
Na lastragem líquida, é colocada água pura ou com aditivos anticongelantes por meio das válvulas de calibragem dos pneus do trator, de modo a enchê-lo com 25%, 40%, 50%, 60% ou 75% do líquido.
Para isso, devem ser seguidos os procedimentos:
- 25%: o bico do pneu deve ficar na parte inferior (rente ao solo);
- 40%: o bico do pneu fica na posição inferior, formando um ângulo de 45º com o solo;
- 50%: o bico do pneu fica na posição mediana;
- 60%: posicionar o bico do pneu na parte superior, de modo a formar um ângulo de 45º com a superfície do solo;
- 75%: o bico do pneu fica na parte superior.

Da esquerda para a direita: 75%; 60%; 50%; 40%; e 25% (Reprodução: Inic Epg/Univap)
A operação deve ser realizada com o auxílio de um macaco, e é preciso ter o cuidado de girar o pneu e posicioná-lo na altura referente ao percentual de enchimento, com a observação entre pneus radiais e diagonais.
Pneus radiais devem ser preenchidos 40% somente em casos especiais e com recomendação do fabricante.
Já nos pneus diagonais, devem ser observados o máximo de 75% do volume do pneu para não eliminar as propriedades de flexão e amortecimento.
Como fazer a lastragem sólida
A lastragem sólida, por sua vez, consiste em fixar discos metálicos de ferro fundido nas rodas traseiras ou montar placas metálicas na parte dianteira do trator, no chassi.
Ela é a mais indicada a ser feita, apesar de a líquida ser mais barata.
Os pesos para as rodas existem de diversos tamanhos, o que permite maior precisão na distribuição de peso do trator.
As placas de ferro fundido são colocadas na dianteira do trator, resultando na compensação de peso transferido para a parte traseira pelo uso do implemento, o que aumenta o rendimento da tração.

Exemplos de lastragem sólida (Reprodução: Inic Epg/Univap)
Tratores com tração dianteira auxiliar (TDA) terão maior eficiência com o peso na parte frontal e os sem TDA terão maior dirigibilidade.
Em ambos os métodos, é preciso fazer um cálculo. Veja mais detalhes abaixo.
Como calcular o lastro do trator agrícola
Para fazer o cálculo do lastro, é preciso saber que a massa bruta total do trator com a quantidade de lastro correta é uma função do tipo de tração do trator, que pode ser:
- tração nas duas rodas
- assistência mecânica na roda dianteira
- tração nas quatro rodas
E vai variar conforme a velocidade no deslocamento do trator.
A lastragem está ligada à patinagem dos pneus do trator. Por isso, é necessário observar as marcas de pneu deixadas no solo pelas rodas motrizes para avaliar se o lastro está correto.
O ideal é que o índice de patinagem fique entre 10 a 15% em tratores agrícolas 4×2 e 8 a 12% em tratores 4×4.

Da esquerda para a direita: patinagem excessiva; pouca patinagem; patinagem e quantidade de lastro ideal (Reprodução: Inic Epg/Univap)
Para determinar o lastreamento, comece com a quantidade mínima de peso para o trabalho e acrescente o lastreamento desejado para obter o rendimento desejado.
Os níveis de lastreamento se baseiam nas velocidades de avanço:
- leve: 8,7 km/h
- médio: 7,7 km/h
- pesado: 7,2 km/h
Caso o esforço da tração a plena carga resulte na velocidade de 8,7 km/h ou mais, o trator pode trabalhar sem lastreamento.
No nível médio (plantio ou grade niveladora), o recomendável é entre 7,7 a 8,7 km/h para o trabalho a plena carga.
O lastreamento pesado deve ser usado somente em implementos que requerem tração a plena carga, com menos de 7,2 km/h, a exemplo de subsoladores profundos.
Peso e potência na lastragem do trator agrícola
Diversas variáveis interferem na força potencial do trator. São elas:
- a carga sobre as rodas motrizes: peso do trator + peso do implemento + lastro + regulagens de acoplamento
- natureza do contato pneu-solo
- área de contato com o solo
- pressão dos pneus
- formas e dimensões do rastro
- textura e condição física do solo
A força de tração não pode exceder 60% do peso total do trator somado à carga complementar. A relação entre a força e o peso, dada por kg/kW, é calculada com base na potência nominal do motor.
Assim, quanto maior a força de tração, mais significativa será a necessidade de lastro.
Mas para conservar o sistema mecânico de transmissão, a relação peso/potência para operações com menor velocidade e maior demanda de tração pode ser de 60 kg/kW.
E com menor demanda de tração e maior velocidade, de 35 kg/KW.
Conclusão
A lastragem de tratores agrícolas está relacionada diretamente com a gestão eficiente da propriedade rural, tendo em vista que ela proporciona economia de custos e melhoria nas operações com o trator.
É importante ter cuidado com os métodos de lastragem para que eles sejam feitos da forma correta e que mais se adequa ao seu maquinário e pneus.
Na dúvida, consulte um especialista em pneus da Agrobill para ter a orientação correta.
Mário Bittencourt | |
Jornalista, especializado no setor do agronegócio e pós-graduado em Agricultura de Precisão. |
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Muito interessante.E necessário.